paisagem-estrada-de-ferro

OBRA DE ANDERSEN INTEGRA EXPOSIÇÃO NO SESC SÃO PAULO

Entre os dias 10 de fevereiro e 07 de agosto de 2022 acontece a exposição inédita Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil, no Sesc São Paulo – unidade 24 de maio, na capital paulista. Cerca de 600 obras de 200 artistas compõem a exposição, que tem o objetivo de refletir criticamente sobre o centenário da Semana da Arte Moderna de 1922 e o Bicentenário da Independência do Brasil. A coordenação curatorial é de Raphael Fonseca. A visitação é livre e gratuita.

Entre os artistas estão Lídia Baís, Mestre Zumba, Genaro de Carvalho, Anita Malfatti, Tomie Ohtake, Raimundo Cela, Pagu, Alberto da Veiga Guignard, Rubem Valentin, Tarsila do Amaral, Mestre Vitalino e o nosso pai da pintura paranaense, Alfredo Andersen.

A obra de Andersen escolhida para fazer parte dessa exposição é a Estrada de Ferro na Serra do Mar [Viaduto Carvalho] , de 1925, e ficará exposta em um espaço dedicado a refletir sobre as expansões urbanísticas no Brasil, ao lado e em diálogo com artistas como Lorenzato, Lunara, Francisco du Bocage, dentre outros. Obras dos paranaenses Theodoro de Bona, João Turin, Guido Viaro, Poty Lazzarotto e Hermann Schiefelben também fazem parte da exposição.

O reconhecimento de Andersen como um artista que contribui para o alargamento temporal da ideia de arte moderna no estado do Paraná e no Brasil traz muita alegria para nós da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, sendo esta mais uma oportunidade que nos ajuda a manter vivos o seu legado e memória.

Para mais informações sobre a exposição acesse o site:

Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil : Sesc São Paulo (sescsp.org.br)

Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil | Sesc 24 de Maio | Dasartes

Deixe um comentário