Em comemoração à Semana Andersen 2022, período que celebra o aniversário de nascimento do artista Alfredo Andersen, o Museu Casa Alfredo Andersen realizou sábado (05), às 10h, a abertura da exposição “Pintura+Docência”.
Com curadoria de Marcelo Conrado, artista visual e professor acadêmico da Universidade Federal do Paraná, a exposição é resultado de uma soma de narrativas, que se dão da figuração à abstração, das técnicas empregadas ao hibridismo da pintura na arte contemporânea, do museu à universidade e, principalmente, da pintura à docência.
No Paraná, a arte da pintura passa por um endereço: o Museu Casa Alfredo Andersen, seja pelo legado de seu patrono, pelo espaço expositivo que ao longo de décadas vem recebendo exposições, seja ainda pela Academia Andersen, ateliê anexo ao museu onde são ofertadas oficinas de pintura, dentre outros cursos.
Em um espaço onde o museu é indissociável ao ateliê, essa exposição ressalta a ambivalência de pintoras e pintores que, além da produção artística, também fizeram da docência sua profissão. A exposição reúne artistas que colocam a pintura no grau da hereditariedade, contribuindo na formação de gerações de artistas pintores.
Há de se considerar que muitos dos nomes que participam dessa exposição também apresentam, ao longo de suas trajetórias, incursões pelo desenho, gravura ou fotografia, mas sempre retornando para o campo da pintura.
Pensando na experiência educativa por meio da exposição Pintura+Docência, o Museu Casa Alfredo Andersen promove a visita mediada com o tema ”Andersen Artista Educador”, que pode ser direcionada a diferentes instituições. Para maiores informações e agendamentos, o contato pode ser feito pelo telefone (41) 3222-8262.