No dia 28 de junho, às 18h, o Museu Alfredo Andersen, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, promoverá a abertura de três novas exposições: “Degrada Urbe”, de Enir Mendes; “Passo: em Terra”, de Gustavo Malucelli; e “Risco, Incerteza e Lucro”, de Luiz Postal. As exposições são compostas por quadros, instalações, videoarte e objetos tridimensionais que questionam nossa forma de perceber a sociedade.
Em “Degrada Urbe”, obra em construção da artista Enir Mendes, busca-se evidenciar a sociedade de consumo excessivo na qual estamos inseridos (as). A exposição é dividida em duas partes. A primeira, intitulada “Trabalho” remete a ideia de um fazer coletivo e anônimo, em objetos desperdiçados. A segunda, com o nome de “Sem-Teto” é composta por objetos reutilizados e abandonados por pessoas em situação de rua.
Já, em “Passo: em terra”, Gustavo Malucelli busca mostrar a terra não apenas como meio de cultivo, produção e moradia, mas também, aborda seus aspectos simbólicos, dentro da noção de místico e sagrado. O artista, propõe, por meio da videoarte, levantar questões de transformações culturais migratórias.
Por último, em “Risco, incerteza e lucro”, o designer Luiz Postal, busca criar desconforto, inquietação, perturbação com imagens propositalmente desconcertantes que evidencia a incerteza que nos cerca. A exposição é composta por quadro que possuem um visual volátil, incômodo e frágil, características, segundo o artista, da nossa sociedade. Sua arte é descrita como “patologicamente melancólica”.
Todas as exposições permanecerão em cartaz até o dia 30 de julho.
A entrada é gratuita.
Local: Museu Alfredo Andersen
Rua Mateus Leme, 336. Curitiba-PR
Terça a sexta-feira, das 9h às 18h
Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h
41 3222-8262 | 41 3323-5148
www.maa.pr.gov.br | maa@seec.pr.gov.br