O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu, na manhã desta quinta-feira (04), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a primeira tela pintada por Alfredo Andersen (1860-1935) no Brasil, retratando o Porto de Cabedelo, na Paraíba, no Nordeste. A obra foi doada pelo advogado Fernando Xavier Ferreira e irá compor o acervo do Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA).
Na ocasião da sua vinda da Noruega para o Brasil, o artista retratou o Porto de Cabedelo, na Paraíba, em uma das paradas da embarcação. Produzida em um pequeno formato, que hoje pertence ao seu bisneto e presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen (SAAA), o norueguês, que é considerado o pai da pintura paranaense, reproduziu a obra em uma tela maior, de 0.90 × 1.50m, que foi agora doada ao acervo do MCAA.
Advogado e antigo proprietário da obra “Porto de Cabedelo”, Fernando Xavier Ferreira afirma que o fato do Paraná já contar com um museu dedicado ao artista motivou a doação. “O objetivo principal é reconhecer que o Andersen é o pai da pintura paranaense, e que a sua obra mais comentada e icônica, o Porto de Cabedelo, não poderia estar em um melhor local do que no museu que leva o seu nome”, diz.
Para o advogado e bisneto do artista, Wilson Andersen Ballão, presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, ter essa obra no MCAA é motivo de orgulho. “Além de render homenagens a quem tanto fez pelas artes e a sociedade como um todo, é uma oportunidade a mais de os públicos paranaense e em geral tomarem ciência do primeiro registro de uma paisagem brasileira feita por ele”. Esse quadro mudou a vida dele, fez com que ele se apaixonasse pelas cores, o sol, a luz do Brasil, e tenho a impressão de que isso pesou bastante na hora que ele decidiu ficar aqui. Ele era Alfred e aqui virou Alfredo”. Além do Governador, do doador Fernando e do bisneto do artista Wilson Ballão, também estiveram presentes durante a cerimônia o diretor do MCAA Luiz Gustavo Vidal, a diretora da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, Marcella Souza, a assessora de Projetos do Museu Casa Alfredo Andersen, Patrícia Mannarino, e os representantes da Artestil Galeria de Arte, Liliana Cabral e Sérgio Fernando Cabral.