Ata de fundação da SAAA - 1940

SOCIEDADE AMIGOS DE ALFREDO ANDERSEN COMEMORA SEUS 80 ANOS

Criada em 3 de novembro de 1940 (e registrada oficialmente em 1944)  por pessoas que admiravam e conviveram com Alfredo Andersen, a Sociedade de Amigos – assim denominada na época – sempre interagiu de forma ativa em apoio ao artista e educador norueguês-brasileiro, que hoje é reconhecido como o “pai da pintura paranaense”.

Com o intenso suporte da Sociedade de Amigos, em 1947, o deputado estadual Rivadávia Vargas formalizou proposta ao Poder Público para dar início ao processo de desapropriação do imóvel em que Alfredo viveu e educou grande parte de sua vida, na cidade de Curitiba-PR. Essa proposta teve como objetivo preservar a memória de Andersen e foi concretizada em 1959, com a abertura da Casa de Alfredo Andersen – Escola e Museu de Arte.

Em 1979, a instituição idealizada pela Sociedade passou a ser chamada de Museu Alfredo Andersen. Antes era conhecida como residência, ateliê e escola de artes do pintor, e de 1935 (ano do falecimento do artista) a 1964 serviu de residência, ateliê e escola de artes para seu filho, Thorstein Andersen. O imóvel, desapropriado e restaurado parcialmente em 1959, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1971 e, entre 1988 e 1989, foi totalmente restaurado e ganhou o aspecto que mantém até hoje.

Tendo cumprido seu objetivo principal de memória e conservação da obra de Andersen, a Sociedade de Amigos teve suas atividades paralisadas em 1950. Todavia, no dia 28 de novembro de 1992, a pedido da direção do Museu da época, reuniram-se no auditório do Museu Alfredo Andersen antigos sócios, amigos e autoridades para a reativação da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, que passaria então a ser presidida pelo bisneto do artista, Dr. Wilson José Andersen Ballão – até hoje à frente da SAAA.

Ao longo de todos esses anos, a SAAA tem atuado em conjunto com a direção do Museu, mantendo-se sempre ativa no propósito de apoiar os trabalhos de conservação, recuperação e divulgação do patrimônio histórico e artístico do artista, por meio de programas e projetos específicos, além de promover e patrocinar exposições no Brasil e no exterior.

A SAAA foi proponente e organizadora, em conjunto com o Museu, das cinco edições do Salão Nacional de Cerâmica, evento reconhecido e muito prestigiado entre os ceramistas brasileiros. A entidade contribui ainda ativamente na elaboração e produção das Semanas Andersen, evento anual realizado sempre no mês de novembro em comemoração ao aniversário do artista.

Por meio da SAAA são propostos projetos em legislações de incentivo fiscal que ajudam na manutenção das atividades do Museu e que possibilitam novas atividades e exposições diversificadas. É responsável ainda por fechar parcerias com empresas privadas objetivando levar a obra de Andersen a importantes museus de outros estados e cidades. Colabora sempre na preservação da memória do artista, contribuindo para a publicações de trabalhos acadêmicos, livros, documentários, programas de televisão, dentre outros.

Entre os anos de 2016 e 2017 a SAAA foi reconhecida e declarada como Utilidade Pública Municipal e Estadual. No ano de 2018 a SAAA participou ativamente do processo de revitalização do Museu, que foi reinaugurado com nova expografia e uma série de novos e modernos recursos, além de passar a ser chamado de “Museu Casa Alfredo Andersen”.

O ano de 2019 foi revolucionário no quesito das oficinas e aulas de arte oferecidas no Museu, com o apoio e auxílio burocrático da SAAA: a ampliação de três cursos já existentes até o ano de 2018 para 36 cursos ofertados em 2019, abrangendo novas e inovadoras áreas artísticas. Consagrava-se assim a chamada Academia Andersen. No ano de 2019 o Museu contou ainda com a ilustre visita de Sua Alteza Real a Princesa Benedikte da Dinamarca, evento proporcionado graças à Sociedade Amigos de Alfredo Andersen.

2020 foi o ano em que a SAAA comemorou seus 80 anos, e também um ano atípico para o mundo todo. Mesmo em meio às inúmeras dificuldades da pandemia de Covid-19, mantivemo-nos ativos nas redes e eventos online do Museu Casa Alfredo Andersen. Fechamos dezembro com chave de ouro com uma entrevista incrível do nosso presidente contando mais sobre a vida de Andersen, sua obra, curiosidades e aniversário de 160 anos do artista e de 80 anos da SAAA (confira na notícia anterior aqui no site)!

Continuaremos sempre empenhados, com nossos melhores esforços para dar continuidade à preservação e memória do legado deste importante ícone da arte paranaense e brasileira.

VIVA AOS 80 ANOS DA SAAA!!

Deixe um comentário